quarta-feira, 25 de maio de 2011

Faz pensar... ?


É TEMPO DE MUDAR!!

É TEMPO DE AGIR!!

IBAMA divulga nova lista com mais de 400 animais em extinção!


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ibama divulgaram no dia Internacional da Diversidade Biológica, a nova Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.

A nova "lista vermelha", com cerca de 400 animais. Espécies como  guariba-de-mão-ruiva, macaco-prego, veado-bororó-do-sul, cobra-dormideira- queimada-grande, jararaca, além de algumas borboletas, besouros e aranhas.


    Jararaca
Ao contrário das edições anteriores, desta vez a lista fomenta à preservação dos habitats e das espécies que neles vivem, tendo como objectivos: 
  • orientar programas de recuperação dos animais ameaçados;
  • trazer propostas para a implementação de unidades de conservação;
  • mitigar impactos ambientais;
  • estimular programas de pesquisa.

Peixes

A lista apresentada não menciona peixes e nem invertebrados aquáticos. Segundo o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério, João Paulo Capobianco, a lista dessas espécies será publicada em separado. 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Trabalho n"Os Xanecos"

Já tinhamos aqui falado da nossa colaboração com a associação "Os Xanecos" mas ainda falta uma coisa: provas (fotos...).


Este gato, na foto, é um entre as dezenas de gatos a que a associação tenta dar uma casa. E, para quem pensava que apenas os gatos de espécies mais comuns e "baratas" eram abandonados, está aqui a prova de que isso é falso. O gato na foto é um Azul da Rússia, um dos gatos mais caros, mas nem o preço impediu que ele fosse abandonado.

Quanto ao trabalho de campo que nós fizemos, foram necessárias duas visitas ao abrigo desta associação, tendo como principal objectivo auxiliar no que fosse mais urgente. Em ambas recorremos à manutenção do terreno. Palavras para quê e aqui vai uma imagem que mostra a evolução na primeira visita:


Parece mesmo que não avançámos nada, mas não imaginávamos o trabalho e tempo que iríamos levar a limpar aquela pequena zona...

Saudações Animalescas







quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Centro de Recuperação do Lobo Ibérico

Ontem, 1 de Fevereiro, fomos (finalmente!) visitar o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, gerido pelo Grupo Lobo.



Acompanhados de um grupo da Escola Secundária de José Afonso, com um projecto semelhante ao nosso, demos uma volta a todo o recinto, em busca dos lobos! Pelo meio ainda aprendemos algumas coisitas (que na realidade até foram muitas) sobre os lobos e sobre o modo de trabalhar do centro.

Ao contrário do que pensavamos, o centro nao acolhe animais directamente da Natureza mas sim animais que se encontram em situações ilegais de cativeiro ou mesmo animais que já não têm lugar noutros centros e Jardins Zoológicos.

Actualmente, acolhem dez lobos, sendo que um deles está a habitar na Tapada de Mafra, temporariamente, de forma a tentar equilibrar os ecossistemas, que foram alterados pelos incêndios florestais.

Obviamente, aprendemos muito, mas muito, mais, mas não podemos estar a por tudo aqui, pelo menos para já...

Enquanto esperam por mais informações, podem sempre deliciar-se com estas fotos, algumas das muitas recolhidas ontem, do centro e de alguns dos lobos observados, tais como a Faia e o Fagus:











Aqui aproveitamos também para agradecer à responsável do Grupo Lobo que nos orientou e aos elementos do grupo que nos acompanhou e que também nos cedeu algumas fotos, que também podem consultar no seu blog: http://diversidadedavidaselvagem.blogspot.com/.

Saudações Animalescas

Os Xanecos

Depois de termos ajudado a União Zoófila através de uma campanha, decidimos que era altura de ajudar uma outra instituição, local, com tantas ou mais dificuldades: Os Xanecos (http://xanecos.blogspot.com/).



Não fizemos nenhuma campanha nem fomos ofereçer rações: fomos oferecer-nos a nós! A associação dispõe de um espaço que usa como abrigo para gatos abandonados. E qual é o problema com isso?

O problema é que, apesar do espaço ser muito utíl, está coberto de ervas e plantas que, não só desfiguram o local, com também  tornam dificil o seu acesso. Para além disso, o espaçõ está cercado por um edificio e por um muro extremamente antigo e que corre um sério risco de desabar.

Visto não podermos ajudar com este segundo aspecto, passámos uma tarde a arrancar as ervas...  A diferença, depois do trabalho, foi bastante notória, mas, infelizmente, ainda precisa de muito mais trabalho...

Saudações Animalescas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Balanço da campanha...


Foi com muito empenho que  realizámos esta campanha, que se estendeu à Escola Secundária do Forte da Casa e à Escola Básica D. Martinho Vaz de Castelo Branco. Também os escuteiros (agrupamento 773) contribuiu.

O balanço foi o seguinte:
  • 1090 Seringas;
  •       26 Compressas;
  •       3 Sacas de comida de cão;
  •      5 Sacas de comida de gato;
  •    1 Lata de comida de cão;
  •      2 Mantas;
  •    Biscoitos de roer;
  •    Bacitracina (medicamento);
  •    Saca de areia para gatos.

Planos, planos...

Nova visita: Centro de Recuperação do Lobo Ibérico

Pois é, muito em breve, dentro de um mês, vamos a Mafra conhecer o centro dirigido pelo Grupo Lobo.

Pretendemos, com esta visita, que se adivinha fenimenal, recolher materiais (opiniões, conhecimentos, ideias...) que nos permitam, no final do ano, entregar à escola um LIVRO!!

E que livro? Um, elaborado por nós, em que transmitiremos tudo o que aprendemos neste ano, nomeadamente, o trabalho realizado por instituições como a UZ e o Grupo Lobo, com os seus objectivos, dificuldades, etc.

Até lá,

Saudações Animalescas



Visita à União Zoófila

Bom Ano!

Ano novo o mesmo projecto e, ainda antes de acabar 2010, fomos fazer uma visita à União Zoófila para entregarmos o produto da campanha..

E o que é que se pode dizer da campanha? Foi um sucesso!
Mantas, rações, escovas, trelas... Um pouco de tudo.

Mas... e a União Zoófila? Que condições tem, quantos animais abriga?

As instalações até são bastante boas. Podem não ser de luxo mas conseguem oferecer um tecto a cada cão que lá entra e, infelizmente, não são poucos. O seu tamanho está constantemente a alargar-se, pela necessidade de mais e mais espaço.

E números? Mais de trezentos cães!, pelo que toda a comida que lhes chega nunca é demais!




Saudações Animalescas